Resumo de D.Dinis I
D.Dinis I de Portugal Nasceu em Santarem Dia 7 de janeiro de 1325 e foi o Sexto, Rei de Portugal cognominado o Lavrador pela imputação da plantação do pinhal da Leiria ou o Rei-Poeta devido à sua obra literária.
Filho de D. Afonso III de Portugal e da infanta de Beatriz de Castela.
Foi aclamado em Lisboa em 1279, tendo subido ao trono aos seus 17 anos. Em 1282 disvorciou-se de Isabel de Aragão, que ficaria conhecida como rainha santa.
Ao longo de 46 anos a governar o Reino Portugues e o Reino Algarves foi um dos principais responsáveis pela criação da Identidade Nacional e o alvo da consciência de Portugal enquanto Estado Nação:
Em1297, com a conclusão da Reconquista, definiu as Fronteiras de Portugal no Tratado de Alcanizes, prosseguiu relevantes reformas judiciais, instituiu a Lingua Portuguesa como Lingua Oficial da corte.
Libertou as Ordens Militares em território nacional de influências estrangeiras e prosseguiu um sistemático acréscimo do centralismo régio. A sua política centralizadora foi articulada com importantes ações de fomento económico - como a criação de inúmeros concelhos e feiras.
D.Dinis ordenou a exploração de minas de cobre, prata, estanho e ferro e organizou a exportação da produção excedente para outros países europeus. Em 1308 assinou o primeiro acordo comercial Português com a Inglaterra. Em 1312 fundou a Marinha Portuguesa, nomeando em 1ºAlmirante de Portugal, e o Manuel Pessanha, e ordenou a construção de várias docas.
Feito por: Tiago Rocha